TERAPIA REGRESSIVA

Todas As Pessoas/Pacientes Conseguem Entrar Em Hipnose E Regredir?


A Terapia de Regressão e Vidas Passadas é uma ferramenta terapêutica utilizada para conduzir o paciente ao acesso de conteúdos traumáticos em sua memória, seja de um passado recente ou remoto, arquivado no seu inconsciente. O paciente retrocede cognitivamente a estágios desse passado sob estados ampliados de consciência, através de técnicas específicas para esta finalidade (Hipnose).

O paciente não tem consciência destes conteúdos, no entanto eles exercem muita influência sobre o seu comportamento e a sua maneira de ser e/ou estar, causando somatizações, distorções comportamentais, desequilíbrios mentais, físicos e emocionais.

O objetivo terapêutico é o rompimento com padrões de comportamento e pensamento que são disfuncionais.


Muitas vezes a nossa reação não apresenta um fundamento lógico e real aparente, causando problemas de relacionamento e comportamento inadequado ao ambiente em que vivemos, o que dificulta o nosso aprendizado, crescimento e desenvolvimento.

A regressão de memória é um processo espontâneo ou induzido que permite relembrar, compreender e integrar experiências marcantes vividas.

Através das diferentes técnicas de regressão podem ser acedidos factos ocorridos durante a vida adulta, na adolescência, na infância, no nascimento, na vida intra-uterina, e até mesmo em experiências ocorridas em outras vivências que hoje ainda afectam o nosso quotidiano.

A nossa vida é composta por momentos e fases em que cada etapa tem uma importância significativa. Estas fases são marcadas por descobertas, desafios, emoções, sentimentos e aprendizados, entre outras incontáveis experiências que a vida nos pode proporcionar.

Na regressão de memória as fases da sua vida são trabalhadas, os conteúdos recebem um enfoque terapêutico, colaborando positivamente para uma integração plena de qualquer situação ainda mal resolvida, consciente ou inconsciente, que ainda possa estar afectando a sua vida de maneira insatisfatória.


Cronograma Existencial


Momento Atual: É o momento presente em que se encontra a sua queixa inicial. O momento onde culminam todos os efeitos e todo o aprendizado de todas as experiências vividas, sejam elas conscientes ou não.

Adolescência: É um difícil momento de transição para maioria das pessoas. Nesta fase buscamos identidade, como será a nossa relação com o mundo. Surgem conflitos de relacionamento, sexuais, profissionais, entre outros. Algumas pessoas carregam esses conflitos no decorrer dos anos fazendo com que a vida se torne confusa e sem realizações.

Infância: É o período em que é estruturada a personalidade do indivíduo. Para Freud (que fundamentou a psicanálise) é o período mais importante da vida psíquica, em que há o desenvolvimento da sexualidade. Para Jung (que fundamentou a psicologia analítica), é nesta fase que a personalidade se estrutura com todo o material arquetípico da evolução da humanidade e de vida anteriores. Muitas crianças nesta fase são marcadas por traumas decorrentes de discussões entre os pais, ou por serem submetidas a castigos severos ou até acidentes em geral. Através da regressão de memória você poderá reviver a situação traumática com mais maturidade e com uma compreensão ampliada.

Nascimento: O nascimento é uma fase muito importante para o ser humano. É o momento em que ocorre a primeira inspiração, e uma drástica mudança de ambiente (de dentro do útero materno para o ambiente externo). Muitos de nós carregamos alguns traumas ocorridos no momento do nascimento como complicações no parto, adaptação ao ambiente externo como a luz, ar, a temperatura etc. Este momento também pode ter sido experenciado com muita alegria e vibração.

Vida Intra-Uterina: É o período desde a fecundação até o nascimento. É o momento que começa com a união do espermatozóide com o óvulo, o período onde o Ser se corporifica na matéria. Todas as experiências são geradas no pequeno cérebro que funciona como uma fita de gravador, onde serão registradas todas as sensações e sentimentos da mãe e do pai. É importante para este Ser que os sentimentos em relação a ele(a) sejam os mais harmoniosos possíveis.

Vivências Passadas: Neste estágio de regressão, podemos vivenciar momentos que parecem ter acontecido em situações que antecedem à concepção. Para compreender o processo de regressão a vivências passadas, também conhecido como “regressão a vidas passadas", a noção do tempo cronológico serve apenas para orientação. O tempo é uma realidade que transcende as limitações espaciais. A divisão presente, passado e futuro tem uma função didática, destinada à compreensão de uma realidade que, sob muitos aspectos, ainda não compreendemos plenamente, mas parece contínua e simultânea. Por isso, não há tempo nem espaço, tudo acontece ao mesmo tempo. O presente é então uma linha móvel que imaginamos para separar em duas - passado e futuro - uma realidade indivisível e global, assim como a memória. A regres