TERAPEUTA DE CASAL


Quando É Chegada A Hora.


Quando se percebeu que a comunicação bloqueou; não flui. Quando um quer conversar e o outro revira os olhos. Quando um está tão defensivo que nega a existência de qualquer problema.

Com efeito, esta é a hora de procurar um terapeuta de casal e familiar. Não deixe o problema prolongar-se por muito tempo, pois o vazio entre vocês mais intransponível se tornará.

A função da terapia de casal é tratar e/ou resgatar a comunicação entre as partes, identificar o que está a "contaminar" o relacionamento, encontrar novas ações e fazer novas cedências. Não será o lugar para cada um tratar de questões que não envolvem o relacionamento. Uma discussão ou divergência com o chefe só será tratada na terapia de casal se tiver relação com a principal questão, que levou o casal à terapia.

Será possível que algumas vezes o terapeuta de casal solicite para que as partes compareçam individualmente na sessão. A finalidade será de facilitar a expressão dos seus sentimentos de forma a que este conteúdo enriqueça a próxima sessão com a dupla.

Também é possível que quando uma das partes se recuse terminantemente em comparecer, a outra parte faça a terapia individualmente para que ela consiga recursos e aplicá-los no seu relacionamento ou ainda para que compreenda a função deste relacionamento na sua vida.

Um outro aspecto muito importante que gostaria aqui de partilhar é que o terapeuta de casal, por si só, não salva casamentos. Por outro lado, é um facilitador/orientador do casal quando o objetivo deste é salvar o casamento. Muitas vezes o objetivo da terapia de casal é justamente perceber se há salvação, se há sentimentos suficientes para que haja esforço de ambas as partes no sentido de renovar a relação.

O terapeuta de casal não sugere comportamentos, não dita o que cada parte deve fazer, mas trabalha como facilitador da comunicação. Não seria possível salvar um casamento que não tem base de sustentação. Muitas vezes uma parte do casal só comparece à terapia para obter a ajuda do terapeuta, com o objetivo de mostrar à outra pessoa que não há sentimentos suficientes para que continuem juntos. Muitas vezes há um relacionamento em paralelo que só não foi exposto por falta de coragem de uma parte deste casal, e esta parte usa a terapia para ter coragem de contar a verdade, isto é, que já está num novo relacionamento ao qual pretende se dedicar integralmente.

Lembre-se sempre que o ponto principal numa relação é a confiança, se esta fôr quebrada faz com que tudo desmorone. ACREDITE!