EMDR

EMDR (Dessensibilização e Reprocessamento através dos Movimentos Oculares)


É um tratamento utilizado para "dessensibilizar e reprocessar" memórias que foram armazenadas, como resultado de experiências traumáticas. EMDR é considerado como sendo uma terapia “break-through”, porque os pacientes sentem um alívio rápido e duradouro a partir da sua angústia emocional. A terapia EMDR ativa os lados opostos do cérebro, que libertam experiências emocionais que se tornaram presas do sistema nervoso.

EMDR tem um elevado grau de eficácia no tratamento de:

Ansiedade (dificuldade para dormir (insónias), preocupação, ataques de pânico, fobias);
Depressão;
Baixa auto-estima;
Medos incontroláveis;
Relacionamento com Problemas;
Gestão de emoções;
A perda de um ente querido (Luto);
Melhoria de desempenho;
Stress pós-traumático (estupro, roubo, desastres naturais, acidentes de carro, incêndios, terramotos);
Abuso Sexual, físico ou emocional, etc.

Como funciona o EMDR?

O terapeuta trabalha com o paciente, pedindo-lhe para revisitar a experiência traumática, os sentimentos sobre a experiência, e quaisquer pensamentos ou sentimentos negativos.

O terapeuta usa a estimulação bilateral (ou de movimento dos olhos, tátil, ou com auscultadores nos ouvidos) para ativar os dois lados (hemisférios) do cérebro para produzir imagens rápidas e vibrantes, que são então processadas pelo estímulo trazendo alívio e paz, sentimentos resolvidos. O relevo numa única sessão pode ser comparado com a remoção de um bloco de betão a partir de um bloco de ombro, um de cada vez.

Qual é o objetivo do EMDR?

O objetivo do EMDR é ajudar o paciente a curar e a viver uma existência pacífica. O terapeuta torna-se um aliado terapêutico do paciente facilitando a cura e ajudando a remover traumas bloqueados e não processados trazendo, com efeito, um alívio fantástico.