Técnicas de Libertação Emocional (EFT)


Em 1980, o psicólogo Dr. Roger Callaham tratava de uma paciente, Mary, que tinha uma intensa fobia de água, com frequentes dores de cabeça e terríveis pesadelos, ambos relacionados com o medo de água. Ela também já havia recorrido a inúmeros terapeutas anos a fio, sem resultado significativo. Dr. Roger Callaham após um ano e meio de trabalho psicoterapêutico com Mary e sem resultado, decidiu dar “um passo para fora dos limites normais” da psicoterapia. Por simples curiosidade, ele tinha estudado o sistema energético do corpo humano e decidiu dar uns pequenos toques, com as pontas dos seus dedos, em baixo dos olhos de Mary - ponto terminal do meridiano do estômago - isto porque ela se tinha queixado de algum desconforto gástrico. Para seu espanto, a paciente imediatamente anunciou que a sua fobia tinha desaparecido, assim como o medo, a dor de cabeça e inclusive os pesadelos, tudo de uma forma definitiva.

Com efeito, as Técnicas de Libertação Emocional (EFT), são uma forma de “acupuntura psicológica”, utilizando o sistema de meridianos chinês para aliviar tensão psicológica e a dor fisiológica e/ou física. A EFT equilibra o sistema de energia com um procedimento de batidas em pontos específicos que se encontram na face e no corpo. Esta técnica (EFT) auxilia fortemente no equilíbrio do sistema de energia e neutraliza conflitos emocionais à medida que permite ao corpo retomar as suas habilidades curativas naturais. A EFT é segura e fácil de aplicar e é atualmente, em vários pontos do Mundo, uma terapia que está sendo cada vez mais procurada como uma alternativa à psicoterapia convencional.

Em suma, a E.F.T. – “Emotional Freedom Techniques”, enquanto intervenção, é uma modalidade terapêutica pertencente à Psicologia Energética. Atua no sistema de energia do corpo, utilizada para promover o reequilíbrio energético e proporcionar a liberdade emocional. Os resultados terapêuticos são rápidos, dramáticos e duradores em sentimentos, pensamentos, crenças e comportamentos.

Podemos usar o EFT em:

* Medos; Fobias; Ansiedade; Stress; Cólera (Raiva)
* Libertar crenças interiores negativas e limitativas
* Melhorar relacionamentos
* Aumentar a autoestima e a confiança pessoal
* Atenuar e/ou Eliminar Dores crónicas ou pontuais
* Recuperação de doenças
* Melhorar o nível de saúde geral
* Melhorar desempenho escolar
* Aumentar a performance de desportistas